FESTIVAL CORALUSP APRESENTA
CORALUSP Tarde e Feminino
PROGRAMA
-
Terra Mãe - Beth Amin e Grupo Tarde
-
Segue o Seco - Marisa Monte & Carlinhos Brown
-
Canção do Vento - Beth Amin
-
O rio, Odoya - Beth Amin
-
Mandala - Beth Amin
-
Clareana - Joyce Moreno
Cantoras Solistas: Beth Amin, Paula Christina Monteiro e Silvia Cueva
Pianista: Ana Vieira
Percussionista: Carol Oliveira
Preparação Cênica: Suzana Muniz
Regentes: Beth Amin, Marcia Hentschel e Paula Christina Monteiro
SOBRE
A ideia deste espetáculo surgiu da vontade de celebrar o feminino em suas mais diferentes manifestações, porque essa sempre foi a força motora do mundo. Do seu olhar que tudo vê, do seu abraço que tudo acolhe, das suas mãos que tudo formam, desenha-se sempre um mundo possível, com afeto, respeito, delicadeza e muita, muita força.
Durante a pandemia, nas nossas atividades online, enquanto estávamos confinados, em nossas aulas e ensaios, por inúmeras vezes víamos nossas cantoras serem interrompidas, ora pelos filhos, ora pelos maridos e até pelos animais de estimação, o que via de regra não ocorria com os cantores. Em algumas ocasiões, elas, mesmo doentes, cuidavam dos familiares, também doentes. Cuidando de todos, não tinham quem cuidasse delas. Mas davam conta. Quantas mulheres não viveram isso durante a pandemia? Quantas não vivem isso em suas vidas, cotidianamente?
As mulheres carregam em si os quatro elementos sempre vivos. São Terra, Fogo, Água e Ar, em constante transformação. O mundo veio delas e existe por elas e se tem alguma chance de sobrevivência, é por causa delas.
Nossas vozes hoje homenageiam tanto as nossas ancestrais quanto nossas descendentes. Somos uma, vibrando em Terra, em Fogo, em Água e em Ar.
O espetáculo “Os 4 elementos e o Feminino” foi inteiramente concebido e executado por mulheres.
Num primeiro momento, compusemos algumas das canções do espetáculo (“Terra Mãe”, “Fogo”, “Vaso Novo” e “Mandala”), e depois escolhemos canções compostas por mulheres, para completar o repertório. Convidamos a Suzana Muniz, uma de nossas cantoras que é atriz e diretora teatral, para fazer a preparação cênica do espetáculo. Com o espetáculo já montado, chamamos a pianista Ana Vieira, que realizou os arranjos instrumentais e arrebanhou o time de instrumentistas para tocar com ela: Ana Elisa Colomar (flauta e cello), Beatriz França (contrabaixo) e Carol Oliveira na percussão.
No Festival Coralusp, apresentaremos um “pocket” do espetáculo, com algumas das canções, acompanhadas apenas por piano e percussão.
- Beth Amin
REGENTES
Beth Amin
Beth Amin é cantora, compositora e fonoaudióloga. É também preparadora vocal do Teatro Oficina e do CORALUSP de onde é vice-diretora. Musicista formada pela Berklee College of Music, tem 3 CDs e vários singles autorais lançados. Ela já levou sua música para a Colômbia, Alemanha, Canada e Estados Unidos. O saudoso Zuza Homem de Mello citava Beth (entre outros) como “uma artista que honra a tradição da música brasileira”.
Marcia Hentschel
Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais na cidade de Santos (SP), onde formou-se pianista pelo Conservatório Musical de Santos. Posteriormente, radicada em São Paulo, aperfeiçoou-se nesse instrumento com o compositor e professor Amaral Vieira. Aos treze anos de idade, ingressou como cantora no Coral da Universidade Católica de Santos (CUCAS), grupo que viria a dirigir anos depois, tendo sua carreira musical redirecionada para regência. Foi aluna de Juan Serrano, Oswaldo Luppi e Benito Juarez (regência coral). Participou dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de 1976 a 1978 nas classes de Robert Shaw, Bruno Wizuj e Diogo Pacheco. Em 1990, foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), dirigindo nesta oportunidade a Orquestra Sinfônica de Craiova (Romênia). Participou do International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Europa Cantar Festival realizadas em Barcelona - Espanha (2003), Mainz - Alemanha (2006), Utrecht - Holanda (2009) e Turim - Itália (2012). Atuou como regente convidada no X e XI Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e foi membro do júri do concurso e festival internacional de coros San Juan Canta, em San Juan - Argentina (2016). Ao ingressar como regente do CORALUSP, na década de 1980, foi responsável pela introdução do trabalho coral-cênico nesta instituição, havendo realizado espetáculos como “Mberewá - o canto tribal”, com direção cênica de Priscila Ermel, a operata radiofônica “A noiva do condutor”, de Noel Rosa e Arnold Glückmann, com direção cênica de Eduardo Hora, e as montagens “Pedacinho de Brasil” e “Tarde com Chico”, com direção cênica de Reynaldo Puebla. Possui um extenso histórico na direção de corais universitários e corporativos, que inclui o Coral da Faculdade Marcelo Tupinambá, o Coral “Max Feffer” (Suzano Papel e Celulose) e coros de empresas como Pirelli, Petrobras, Makro, Unilever, Alcatel, Tintas Coral, Dow Brasil, Ericsson Telecomunicações e Cabot Brasil. Atualmente, estão sob sua direção o Coral da Sociedade Filarmônica Lyra, o Coral “Pinheiros Canta” (Esporte Clube Pinheiros) e grupos independentes. Desde 1984, integra o quadro de regentes do Coral Universidade de São Paulo (CORALUSP), ocupando, atualmente, o cargo de Diretora.
Paula Christina Monteiro
Natural de São Paulo, ingressou no Coralusp como cantora ainda adolescente. Aos18 anos foi regente assistente da maestrina Helena Starzynski.Iniciou seus estudos de piano aos sete anos, formou-se Bacharel nesse instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na classe da Profa. Dra. Heloísa Zani. Formou-se Mestre em Musicologia pela mesma Universidade, sob orientação do Prof. Dr. Amílcar Zani Netto. No Coralusp estudou matérias teóricas com Elizabeth Pinheiro e Damiano Cozzella, e regência com Benito Juarez. Em 1991 fez o curso sobre o Método Kodaly em Eztergom, na Hungria. Participou de várias obras com o Coralusp, tais como O Messias, de Haendel, Missa em si menor, de Bach, Lês Noces, de Strawinski, IX Sinfonia, de Beethoven, Réquiem, de Mozart, Carmina Burana, de Carl Orff, entre outras, sempre atuando como cantora, regente-assistente e pianista co-repetidora. Em 2006 teve aulas de regência com o professor britânico Timothy Brown, da Clare College de Cambridge, durante o “XVI EUROPA CANTAT FESTIVAL” na cidade de Mainz, Alemanha. Em 2013 participou do Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, no Berklee College of Music, em Valência/Espanha. Participou do “XX EUROPA CANTAT FESTIVAL”, em Tallinn, Estônia, em 2018. Atualmente é regente de dos grupos Sul Fiato e Feminino do Coralusp.
FICHA TÉCNICA
CORALUSP Feminino
SOPRANOS
Andréia de Albuquerque Valmorbida
Flávia Saldanha Correia
Maria Fernanda Barcellos de Oliveira
Maria Fernanda Quirino Araújo
Maria Helena Morgani de Almeida
Melina Lopes da Silva
Thais Gurgel
MEZZOS
Fabiana Perez
Jaqueline Aquino da Silva Felix
Luciana Walder
Maria Beatriz Bacellar Monteiro
Maria Isabel S. Prado
Regina Áurea Leão de Castro
Sabrina dos Santos Patto
Sílvia de Medeiros Navarro
Tania Saintive
CONTRALTOS
Angela Martins Baeder
Josefina Capitani
Maria Alice Nogueira
Maria Novaes
Maristela Trevisan
Renata Roberti Benevides
CORALUSP Tarde
SOPRANOS
Mariana Magalhães Tromba
Marta Augusta Mann Prado Plastino
Mercedes Viana Dos Santos
Nilza Yukie Morinishi
Regiane Dias Bertolini
Rosana Marques Paulon
Salete Mattos Sampaio De Oliveira
Silvana Azevedo
MEZZO-SOPRANOS
Elza Raia
Magali da Silva Pacheco Nobre Rossi
Márcia Magalhães
Maria Cecilia Meira Moreira
Marisa Rita de Souza Cerioni
Miriam da Silva Pacheco Nobre
CONTRALTOS
Fatima Maria da Conceição Neves
Ivana Cunha Morettin
Laurita Junko Chiracava Fernandez
Maria dos Prazeres Freire
Maria Luisa Centini Goi
Maria Teresa Biazioli de Oliveira
Marinilzes Moradillo Mello
Mariza Kuppermann
Patricia White
Rita Maria Lippelt de Carvalho Frank
Suzana Muniz
Walkiria Beatriz da Silva lemos