FESTIVAL CORALUSP APRESENTA
Coral UNIFESP
PROGRAMA
Os Saltimbancos - Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque
-
Bicharia – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Damiano Cozzella
-
O jumento – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Roberto Rodrigues
-
Um dia de cão – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Roberto Rodrigues
-
A galinha – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Roberto Rodrigues
-
A história de uma gata – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Edu Fernandes
-
A cidade ideal – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Roberto Rodrigues
-
Todos juntos – Luis Enriquez Bacalov / Sérgio Bardotti / Chico Buarque – Arr. Roberto Rodrigues
SOBRE
Criado em 1967 pelo Dr. David Reis, é formado por alunos, professores, servidores da UNIFESP/HSP e por pessoas da comunidade, e desde 1991 está sob a regência e direção artística do maestro Eduardo Fernandes. A partir de 1993 desenvolve pesquisa no campo do Coro/Cênico, apresentando espetáculos com a colaboração de profissionais do teatro e da dança como Luiz Ferron; Marcelo Lazzaratto; Maria Sílvia do Nascimento; Reynaldo Puebla e Rodrigo Spina. Dentro desta linha de trabalho apresentou, entre outros, os musicais: “A Noiva do Condutor”; “Os Saltimbancos”; “O Grande Circo Místico”; “Caymmi – Lendas do Mar”; “A Era do Rádio”; Os Afro-Sambas”; “Cinco Olhares Sobre Lenine” e “Cantos de São Paulo”. O grupo realizou também a estreia de “Kátia e Paulo, Uma Alegoria Paulistana” e “Ópera Chica”, espetáculos de Álvaro Cueva escritos especialmente para o Coral UNIFESP. Em 2020 e 2021, pior momento da pandemia de Covid19, o Coral UNIFESP realizou 9 vídeos, com as canções: “Milágrimas” de Itamar Assumpção e Alice Ruiz, “Volte para o seu lar” de Arnaldo Antunes, “Roda viva” de Chico Buarque, além de seis canções do espetáculo “Retalhos de Cenas - Trívias em canções”, espetáculo original, escrito por Álvaro Cueva especialmente para o grupo. Em 2022 o Coral apresentou o espetáculo “Retalhos de Cenas - Trívias em canções”, de forma híbrida, com vídeos realizados na pandemia e apresentação ao vivo. Além dos concertos que realiza regularmente no teatro da UNIFESP, destacam-se as apresentações no America Cantat 6 (MG); Curso Internacional de Regência Coral (RJ); Auditório da Rádio Nacional (RJ); unidades do SESC, Livraria Cultura, Sala São Paulo e Theatro Municipal de São Paulo.
REGENTE
REGENTE
Eduardo Fernandes
É graduado em música, Fagote, pela UNICAMP. Em 2003 concluiu mestrado na USP, com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”. Atua, como professor convidado, nas áreas de Regência e Percussão Corporal, de diversos festivais e cursos de música pelo Brasil, como: Festival de Corais de Catanduva (FESCC / SP), Laboratório Coral de Itajubá (MG), Painel de Regência Coral da FECORS (RS), Fórum RioAcappella de Música Vocal (RJ), entre outros. É regente do CORALUSP XI de Agosto, do CORALUSP 12 em Ponto, do Coral UNIFESP e do Coral Gogós. Com estes grupos apresentou os espetáculos: “O Grande Circo Místico” de Edu Lobo e Chico Buarque, “A Vanguarda Paulista dos anos 80”, “A Era do Rádio”, “Anos 70 um Caleidoscópio Sonoro”, “Cinco Olhares sobre Lenine” entre muitos outros. Com o Coral UNIFESP gravou os CDs – “Os Saltimbancos e Outros Bichos” de Chico Buarque, e “Os Afro-Sambas” de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Em 2014 foi convidado pelo do Coral da UFMT para montagem e apresentação do programa: “Coral UFMT Canta Chico Buarque”. Em 2019 foi convidado para reger o Coral Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina onde, junto com Reynaldo Puebla, apresentou e dirigiu o espetáculo: “Tempo Compositor de Destinos” no Teatro São Pedro e no Theatro Municipal de São Paulo. Tem dois artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História: “Anos 70 um caleidoscópio sonoro” e “Getúlio Vargas e a manipulação do samba”. Publicou artigo sobre arranjos corais de música brasileira na revista International Choral Bulletin, e é autor de um capítulo do livro: “A arte da técnica vocal 2” organizado pela professora e cantora Cíntia de Los Santos lançado em 2020. Em 2021 passou a integrar o corpo docente do programa “Descubra a Orquestra” da OSESP. Desde 2018 é Diretor Artístico do CORALUSP.
DIRETOR CÊNICO
Reynaldo Puebla
Estudou teatro em Mendoza, Argentina, e participou de oficinas de Commedia Dell'Arte com o francês Florent Pelayo e mímica expressiva com a inglesa Nola Rae.
Notório Saber de Ator e Diretor de Teatro - SATED, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo.
É diretor cênico permanente do Laboratório Coral de Itajubá (MG) desde 1987 e nas edições do Laboratório Coral de Nova Petrópolis (RS) desde 2011.
No Coral Unifesp, dirigiu “Os Saltimbancos”, “O Grande Circo Místico”, “Caymmi Lendas do Mar”, “Dos Festivais”, “A Era do Rádio: 70 anos da Rádio Nacional”, “A Noiva do Condutor” e foi um dos diretores de "Cinco Olhares sobre Lenine".
Também dirigiu o show de lançamento de CD comemorativo de 15 anos do Coro da Osesp, “Canções do Brasil”, sob regência de Naomi Munakata na Sala São Paulo. Com o grupo ÓcTrombada criou e dirigiu “Kin Con Krof – Pra Cantar e Imaginar”, Prêmio FEMSA de Música original, e “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”. Em 2014 dirigiu “Rock em Cena” com o CoralUSP XI de Agosto. Implantou e dirigiu o coral cênico no Instituto Baccarelli.
Criou e coordenou, por quatro anos, o projeto de coral cênico Canto em Movimento em 21 unidades Escolares do SESI no estado de São Paulo. É autor do livro "O Canto em Cena, expressão cênica para canto coral" (2017).
Atualmente é diretor cênico no Centro Cultural Special Dog de Santa Cruz do Rio Pardo, dirige “Os Saltimbancos” no Coral Unifesp e novo espetáculo no Coral “12 em Ponto” no CORALUSP.
FICHA TÉCNICA
REGENTE E DIRETOR MUSICAL
Eduardo Fernandes
DIREÇÃO CÊNICA
Reynaldo Puebla
ASSISTENTE DE DIREÇÃO CÊNICA
Ana Abe
ASSISTENTES
Ricardo Barison
Tatiana Rosa
PERSONAGENS
Galinhas: Leticia Simonetti, Madalena Herglotz
Gatas: Carla Costa, Luciana Herrmann
Cachorros: Eduardo Rodrigues, Felipe Areias
Jumentos: Ricardo Barison, Renan Gila
SOPRANOS
Amanda de Miranda
Anna Smirnova
Cibelle Lacerda
Dávine Ganchar
Elvira Schaitza
Gabriela Porto
Joanna Redman
Leticia Simonetti
Madalena Herglotz
Maria Luisa Pierre
Marina Lutz
Marina Salvatti
Paola Turchetto
Renata Ferreira
Tatiana Rosa
Valéria Bastos
CONTRALTOS
Adriana Pacheco
Andreia Tairon
Barbara Oliveira
Bruna Hipólito
Carla Bouzan
Carla Costa
Dani Souza
Juliana Nakayama
Lígia Torres
Luciana Herrmann
Mariana Pires
Natalia Codo
Olivia Janoni
Rosana Luz
Tânia Barradas
TENORES
Álvaro Cueva
Carlos Leite
Cassiano Alves
Eduardo Rodrigues
Felipe Areiaz
Felippe Truglio
Luciano Gamez
Regis Oliveira
Ricardo Barison
Rodrigo de la Torre
Rogér Flaví
BAIXOS
Alison Silva
Daniel Mantovani
Tom Tavares
João Rosalvo Jr
Renan Gila
Samuel Scalenghi
Wesley Peira