top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

CORALUSP Zimana

PROGRAMA

  1. Lua, lua, lua – Esther Scliar

  2. O spazzacamin – Filippo Azzaiolo

  3. La verginella è símile a la rosa – Andrea Gabrieli

  4. The Indian maid – John Hatton

  5. Por un viejo muerto – Damián Sanchez

  6. Lenda do Abaeté – Dorival Caymmi / arr.: Alberto Cunha

Regente: Alberto Cunha

SOBRE

Desde sua constituição, em 1989, o Grupo ZIMANA tem desenvolvido projetos artísticos relevantes, visitando os principais gêneros da música coral, apresentando diversas obras em primeira audição, bem como composições e arranjos elaborados para cada projeto específico, e sempre se mantendo fiel à proposta inicial do CoralUSP de apresentar repertórios ecléticos, que combinam as linguagens da música erudita e da música popular e folclórica.
Dentre os muitos projetos desenvolvidos pelo ZIMANA, destacam-se “Música das Américas”, “Lendas Brasileiras” e “O Humor na História da Música”, bem como os espetáculos cênicos “O Trágico e o Mágico” e “A Saga de Clóris”.
Ao longo de seus mais de trinta anos de existência o ZIMANA tem desempenhado suas atividades artísticas sob a direção musical e regência de Alberto Cunha.

 

“ZIMANA – Espécie de ser vivo composto de muitas cabeças, cuja função vital
é emocionar e conduzir suas presas a elevadas esferas astrais. Para tanto, emana sons em diferentes alturas, em conjunto ou separadamente, dissonantes ou em perfeita harmonia, muitas vezes capazes de paralisar quem se coloca à sua frente. Este ser de inúmeras e imensas gargantas é manso, calmo, amigo. Alimenta-se principalmente de música, aplausos e energia.”

Marisa Rigon
Jornalista

Prancheta 1.png

REGENTE

Alberto Cunha.jpg

Alberto Cunha

Regente, compositor e arranjador, atua no CORALUSP desde 1986, tendo exercido a Direção Artística desta instituição entre 2010 e 2013. Atualmente, dirige os grupos Zimana e Jupará. É pós-graduado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado na área de Canto Coral. É também bacharel em Física pelo
Instituto de Física da USP, tendo realizado vários projetos na área de Acústica Musical. Como regente, à frente do CORALUSP, do Madrigal Levare e do Coral Paulistano, do Theatro Municipal de São Paulo, dirigiu importantes obras do repertório coral, como a Missa do Orfanato K.139, de Mozart, a Paukenmesse, de Haydn, o “Rei Artur” e “A Tempestade”, ambos de Purcell, bem como os projetos de música popular “Paulistano canta Beatles” e “Paulistano canta Queen”, com ampla aprovação de público e crítica. Em 2012 teve premiado o projeto “Semana de Música Brasileira em Valencia”, que levou o CORALUSP àquela cidade da Espanha.

PIANISTA

Prancheta 1.png

Sergio de Carvalho Oliveira

Nasceu em São José do Campos, em 1963. Formou-se em cravo na classe de Helena Jank, em 1992, pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Posteriormente aperfeiçoou-se com a cravista Maria Lúcia Nogueira, e estudou órgão de tubos com Elisa Freixo. Participou de festivais e oficinas, dentre os quais os de Campos do Jordão (1985), Curitiba e Rio de Janeiro (1989), Buenos Aires e Stuttgart (1997), além de diversas “masterclasses” de cravo e órgão. Na década de 1990 foi músico convidado pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e na década seguinte pela Orquestra Sinfônica do Estado (OSESP).

Como solista atuou na Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo, na Orquestra de Câmara da UNESP, na Orquestra de Câmara da ECA-USP, na Orquestra Sinfônica da USP, no Conjunto de Música Antiga da USP e junto ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

De 2009 a 2019 foi intérprete e curador da série “Bach: tema e contratema”, apresentada mensalmente no Espaço Cachuera!, em São Paulo. Desde 2015 iniciou uma série de recitais na Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP, e logo após, no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera, apresentando as principais coleções para cravo de J.S.Bach.

Desde 2008 faz parte da equipe artística do CORALUSP, atuando como cravista, organista, pianista e professor. Em 2015 completou o doutorado pelo Depto de Música da ECA-USP sob orientação do pianista Eduardo Monteiro.

FICHA TÉCNICA

Orientador de técnica vocal: Fernando Coutinho Ramos


SOPRANOS

Carolina da Silva Santos 

Catherine Ailez S. Armindo

Eliana Cunha de Jesus Fernandes

Érika Malavazzi Ramos

Liza Sanches

Luciana dos Santos Silva

Maria Aparecida de Aquino

Renata Petta Theodoro

Rosana Amado

Sonia Bhering

Sylvia Carrera

Yasmin Cunha


CONTRALTOS 

Ana Carolina Laurini Malara

Claudia Elisa Mello Hodgson

Denise Gomes Dantas

Ginneth Pulido Gomez

Joelma Quiorato de Almeida

Letícia Verônica Sertório

Márcia Kiyomi Toshimitsu Ekami

Maria Socorro Ferreira da Silva

Maria Vitória Prudêncio dos Santos

Regina Maria Batista Presoto
Sthefany Ailez S. Armindo


TENORES

Clodoaldo Delgado

Cristhian David H. Vargas Machuca

Nelson Rodrigues


BAIXOS

Daniel Ricardo Godoy

Danilo do Rosário Rêgo

David Hercowitz
Fernando Rezende Balduino

Luiz Felipe Vasconcelos M. dos Santos

Marco Antonio de Oliveira Santos Minadeo

Paulo Sérgio Lemos Rubira

Pedro Brandão*


*Monitor

bottom of page