top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

CORALUSP Jupará

PROGRAMA

  1. Okolo Hradišťa (“Na cidade de Hradišťa”) – Josef Pančik

  2. Pan Buh vam zaplat’! (“Deus lhe pague”) – Leoš Janáček

  3. Tancuj, tancuj (“Dança, dança”) – Anônimo (folclore) / Arranjo: Jan Šoupal

  4. Canto do Jupará – Composição coletiva do Grupo Jupará

  5. Missa brevis em Fá: Kyrie e Glória – Zdeněk Fibich
    Solistas: Rosana Amado (soprano), Luciana de Almeida Siqueira (contralto),
    Johnatan Duarte (tenor), Glauco Tolentino (barítono)

  6. Dyby byla kósa nabrošená (Ah, se eu tivesse uma foice) – Antonín Dvořák
    Piano: Sérgio Carvalho de Oliveira
    Regente: Alberto Cunha

  7. PEÇA CONJUNTA COM O GRUPO ZIMANA: Avert these omens – Georg F. Haendel

SOBRE

O Grupo JUPARÁ foi formado em 1991, congregando integrantes do Grupo ZIMANA interessados em investir em um repertório que apresentasse maiores exigências técnicas e artísticas aos cantores.
A partir de então, o JUPARÁ tem desenvolvido repertórios que privilegiam a
música antiga (particularmente do Renascimento e do Barroco) e a música do século vinte. O grupo se definiu como um coro de câmara, com número
reduzido de cantores, e tem levado a público obras significativas do repertório
coral, incluindo muitas primeiras audições, como “Pai Nosso”, de Leoš Janáček, “Stabat Mater”, de Karl Jenkins e “Missa São José Op.21”, de Flor Peeters. Realizou também importantes espetáculos com atuação cênica, como “Um Sarau na Corte”, “Dido e Enéas” e “O Renascimento em Três Quadros”. Desde o início de suas atividades, o JUPARÁ atua sob a direção musical de Alberto Cunha.  

Jupará - abr 2023 (1).jpg

REGENTE

Alberto Cunha.jpg

Alberto Cunha

Regente, compositor e arranjador, atua no CORALUSP desde 1986, tendo exercido a Direção Artística desta instituição entre 2010 e 2013. Atualmente, dirige os grupos Zimana e Jupará. É pós-graduado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado na área de Canto Coral. É também bacharel em Física pelo
Instituto de Física da USP, tendo realizado vários projetos na área de Acústica Musical. Como regente, à frente do CORALUSP, do Madrigal Levare e do Coral Paulistano, do Theatro Municipal de São Paulo, dirigiu importantes obras do repertório coral, como a Missa do Orfanato K.139, de Mozart, a Paukenmesse, de Haydn, o “Rei Artur” e “A Tempestade”, ambos de Purcell, bem como os projetos de música popular “Paulistano canta Beatles” e “Paulistano canta Queen”, com ampla aprovação de público e crítica. Em 2012 teve premiado o projeto “Semana de Música Brasileira em Valencia”, que levou o CORALUSP àquela cidade da Espanha.

PIANISTA

Prancheta 1.png

Sergio de Carvalho Oliveira

Nasceu em São José do Campos, em 1963. Formou-se em cravo na classe de Helena Jank, em 1992, pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Posteriormente aperfeiçoou-se com a cravista Maria Lúcia Nogueira, e estudou órgão de tubos com Elisa Freixo. Participou de festivais e oficinas, dentre os quais os de Campos do Jordão (1985), Curitiba e Rio de Janeiro (1989), Buenos Aires e Stuttgart (1997), além de diversas “masterclasses” de cravo e órgão. Na década de 1990 foi músico convidado pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e na década seguinte pela Orquestra Sinfônica do Estado (OSESP).

Como solista atuou na Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo, na Orquestra de Câmara da UNESP, na Orquestra de Câmara da ECA-USP, na Orquestra Sinfônica da USP, no Conjunto de Música Antiga da USP e junto ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

De 2009 a 2019 foi intérprete e curador da série “Bach: tema e contratema”, apresentada mensalmente no Espaço Cachuera!, em São Paulo. Desde 2015 iniciou uma série de recitais na Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP, e logo após, no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera, apresentando as principais coleções para cravo de J.S.Bach.

Desde 2008 faz parte da equipe artística do CORALUSP, atuando como cravista, organista, pianista e professor. Em 2015 completou o doutorado pelo Depto de Música da ECA-USP sob orientação do pianista Eduardo Monteiro.

FICHA TÉCNICA

SOPRANOS

Beatriz de Oliveira Contrera Toro 

Carla Kerr A. R. de Britto
Federica Melica

Luciana Satiko

Maria Letícia Pereira de Camargo

Rebeca Lopes Maluf

Rosana Amado


CONTRALTOS 

Deborah Cotrim

Luciana de Almeida Siqueira

Riani de Souza Alvaro

Suelene Pereira de Lima


TENORES 

Cristhian David H. Vargas Machuca

Johnatan Duarte*

Ronaldo Nunes Falcão Oliveira


BAIXOS 

Carlos Roberto Bassetto

David Hercowitz

Glauco Tolentino*

José Alberci da Conceição Braz

Pedro Brandão


*monitores

bottom of page