top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

Coro Contemporâneo de Campinas

PROGRAMA

1. "Io mi son giovinetta"
Claudio Monteverdi (1567-1643)
Poesia de Giovanni Boccaccio (1313-1375)

2. "Ave Maria"

Anton Bruckner (1824-1896)

 

3. "Psalmus CXIV Op. 10"

Roberto Caamaño (1923-1993)

 

4. "Canto/ciranda (AO) chão"

Aylton Escobar (1943)

Poesia de Ilka Brunilda Gallo Laurito (1925-2012)

 

5. "Belo Belo"

Ronaldo Miranda (1948)

Poesia de Manuel Bandeira (1886-1968)

6. "Jubiabá"

Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)

Solistas: Rafaela Duria, mezzosoprano e Clóvis Português, tenor

7. "Águas de março"

Antônio Carlos Jobim (1927-1994)

Arranjo de Joaquín Martínez Dávila

Solista: Júlia Toledo, mezzosoprano

8. "Ponteio"

Edu Lobo (1943)

Poesia de Capinan (1941)

Arranjo de Claudio Ribeiro

SOBRE

Desde sua concepção, o Coro Contemporâneo de Campinas, mantido pela UNICAMP, se tornou um grupo coral acadêmico de grande expressão e visibilidade, não somente no interior do Estado de São Paulo, como também em todo o país e fora dele. Criado em 2009 por seu diretor artístico e regente, o maestro Angelo José Fernandes, e alunos dos cursos de Música do Instituto de Artes daquela universidade inspirados pelo desejo de cantar música a capella, o coro construiu uma trajetória sólida e de credibilidade, cuja produção artístico-acadêmica é compatível com a de um corpo estável profissional, em qualidade e quantidade.

O perfil do coro que inicialmente era formado apenas por alunos de graduação em música, passou, ao longo dos anos, a contar com a presença de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de ex-alunos que, mesmo deixando a universidade após a conclusão de seus cursos, se mantiveram membros ativos do grupo. De um número inicial de 16 membros, o Coro Contemporâneo de Campinas conta atualmente com quase 60 cantores e divide suas atividades entre dois grupos: o grupo completo que realiza um repertório coral sinfônico e um ensemble de câmara, cujo número varia de 28 a 32 cantores, responsável pelo repertório de câmara (coro a capella, coro e piano e coro e violão).

O repertório é bastante diversificado e inclui desde obras que fazem parte de sua vocação primeira – música a capella de todos os períodos, com ênfase na música moderna e contemporânea – até importantes títulos do repertório coral sinfônico e operístico. De certa forma, o Coro Contemporâneo de Campinas vem suprindo a ausência de um coro sinfônico na cidade de Campinas e região, desenvolvendo diversas parcerias com orquestras de todo o estado de São Paulo e outros grupos corais regionais.

Em 2019, em comemoração aos seus 10 anos de história, o Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Angelo José Fernandes, gravou seu primeiro CD de música a capella, intitulado De Batuque e Acalanto: Missa Afro-Brasileira de outras obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca, gravado e produzido por meio de um Projeto ProAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Recentemente, participou do San Juan Canta 2023, realizado na cidade de San Juan na Argentina.

campinas.png

REGENTE

angelo.png

Angelo Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior. É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate, edição e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico.

Como diretor artístico do Ópera Estúdio de Campinas, já esteve à frente de mais de 20 montagens de ópera, com elencos formados quase sempre por alunos da classe de canto da UNICAMP em parceria com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP e outras orquestras da região.

FICHA TÉCNICA

SOPRANOS 

Ana Cecilia Oliveira

Giulia Franco

Helen Ribeiro

Isabelle Moreti

Joseane Porfirio

Katherine Vitória

Kethlyn Kethriny

Letícia Vilela

Marília Carvalho


ALTOS

Ana Carolina Sacco

Ana Luísa Nobre

Beatriz França Castillo

Júlia Toledo

Karen Comandulli

Karine Franklin

Luíza Freitas

Rafaela Duria

Thaís Costalonga

TENORES

Clóvis Português

Leonardo Leite

Lucas Uriarte

Maurício Valer

Renato Fontebasso

Sérgio Cardonha

BAIXOS

André Hernandes

Daniel Luiz

Leandro Cavini

Leonardo Paz

Luís Felipe Sousa

Rodrigo Bartsch

Vitor Roveri

Weverton Silva

REGENTE ASSISTENTE

Leandro Cavini

REGENTE E DIRETOR ARTÍSTICO

Angelo Fernandes

bottom of page