top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

CORALUSP 12 em Ponto

PROGRAMA

  1. Mas que nada - Jorge Ben Jor - Arr. Edu Fernandes

  2. Bola de meia bola de gude - Milton Nascimento / Fernando Brant - Arr. Edu Fernandes

  3. Estrela - Gilberto Gil - Arr. Paulo Malaguti Pauleira

  4. Timoneiro - Paulinho da Viola / Hermínio Belo de Carvalho - Arr. Eduardo Lakschevitz

  5. Domingo no parque – Gilberto Gil – Arr. Alexandre Sanchez / adapt. Déborah Rossi e Munir Sabag

  6. Suitimmaia (Não quero Dinheiro / Sossego) - Tim Maia - Arr. André Protásio

  7. Que maravilha – Jorge BenJor / Toquinho – Arr. Mara Campo

    Regência: Eduardo Fernandes
    Direção Cênica: Reynaldo Puebla
    Ass. de direção cênica: Ana Abe
    Monitoras: Adriana Paes, Dorothy Belik, Dulcinéia Camargo
    Violão: Wellington Silva Sales
    Percussão: Beatriz da Mata

SOBRE

O CORALUSP 12 em ponto foi criado pelo maestro Eduardo Fernandes em 2011, como forma de atender à demanda de estudantes da USP que tem o horário de almoço disponível para ensaios. Desde a sua fundação o grupo realizou diversos concertos temáticos, tendo como eixo central a música popular brasileira, o uso da percussão corporal e expressão cênica aliada à música. Dentro deste cenário destacam-se os programas: “Anos 70 um caleidoscópio Sonoro” e “Do vinil ao MP3”. Em parceria com o CORALUSP XI de agosto realizou o programa “Secos e Baianos”, espetáculo baseado na obra dos grupos Secos e Molhados e Novos Baianos, além da Missa de Alcaçus do compositor Danilo Guanaes. Em 2023 o grupo desenvolve o projeto 6 X 80, com músicas de compositores: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Bem Jor, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tim Maia, que comemoraram 80 anos em 2022.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 09.46.54 - Eduardo Fernandes.jpeg

REGENTE

REGENTE

IMG-20190513-WA0082 - Eduardo Fernandes.jpg

Eduardo Fernandes

É graduado em música, Fagote, pela UNICAMP. Em 2003 concluiu mestrado na USP, com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”. Atua, como professor convidado, nas áreas de Regência e Percussão Corporal, de diversos festivais e cursos de música pelo Brasil, como: Festival de Corais de Catanduva (FESCC / SP), Laboratório Coral de Itajubá (MG), Painel de Regência Coral da FECORS (RS), Fórum RioAcappella de Música Vocal (RJ), entre outros. É regente do CORALUSP XI de Agosto, do CORALUSP 12 em Ponto, do Coral UNIFESP e do Coral Gogós. Com estes grupos apresentou os espetáculos: “O Grande Circo Místico” de Edu Lobo e Chico Buarque, “A Vanguarda Paulista dos anos 80”, “A Era do Rádio”, “Anos 70 um Caleidoscópio Sonoro”, “Cinco Olhares sobre Lenine” entre muitos outros. Com o Coral UNIFESP gravou os CDs – “Os Saltimbancos e Outros Bichos” de Chico Buarque, e “Os Afro-Sambas” de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Em 2014 foi convidado pelo do Coral da UFMT para montagem e apresentação do programa: “Coral UFMT Canta Chico Buarque”. Em 2019 foi convidado para reger o Coral Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina onde, junto com Reynaldo Puebla, apresentou e dirigiu o espetáculo: “Tempo Compositor de Destinos” no Teatro São Pedro e no Theatro Municipal de São Paulo. Tem dois artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História: “Anos 70 um caleidoscópio sonoro” e “Getúlio Vargas e a manipulação do samba”. Publicou artigo sobre arranjos corais de música brasileira na revista International Choral Bulletin, e é autor de um capítulo do livro: “A arte da técnica vocal 2” organizado pela professora e cantora Cíntia de Los Santos lançado em 2020. Em 2021 passou a integrar o corpo docente do programa “Descubra a Orquestra” da OSESP. Desde 2018 é Diretor Artístico do CORALUSP.

DIRETOR CÊNICO

Foto Puebla - Eduardo Fernandes.jpeg

Reynaldo Puebla

Estudou teatro em Mendoza, Argentina, e participou de oficinas de Commedia Dell'Arte com o francês Florent Pelayo e mímica expressiva com a inglesa Nola Rae.

Notório Saber de Ator e Diretor de Teatro - SATED, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo.

É diretor cênico permanente do Laboratório Coral de Itajubá (MG) desde 1987 e nas edições do Laboratório Coral de Nova Petrópolis (RS) desde 2011.

No Coral Unifesp, dirigiu “Os Saltimbancos”, “O Grande Circo Místico”, “Caymmi Lendas do Mar”, “Dos Festivais”, “A Era do Rádio: 70 anos da Rádio Nacional”, “A Noiva do Condutor” e foi um dos diretores de "Cinco Olhares sobre Lenine".

Também dirigiu o show de lançamento de CD comemorativo de 15 anos do Coro da Osesp, “Canções do Brasil”, sob regência de Naomi Munakata na Sala São Paulo. Com o grupo ÓcTrombada criou e dirigiu “Kin Con Krof – Pra Cantar e Imaginar”, Prêmio FEMSA de Música original, e “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”. Em 2014 dirigiu “Rock em Cena” com o CoralUSP XI de Agosto. Implantou e dirigiu o coral cênico no Instituto Baccarelli.

Criou e coordenou, por quatro anos, o projeto de coral cênico Canto em Movimento em 21 unidades Escolares do SESI no estado de São Paulo. É autor do livro "O Canto em Cena, expressão cênica para canto coral" (2017).

Atualmente é diretor cênico no Centro Cultural Special Dog de Santa Cruz do Rio Pardo, dirige “Os Saltimbancos” no Coral Unifesp e novo espetáculo no Coral “12 em Ponto” no CORALUSP.

FICHA TÉCNICA

REGENTE

Eduardo Fernandes

DIREÇÃO CÊNICA 

Reynaldo Puebla
 

ASSISTENTE DE DIREÇÃO CÊNICA

Ana Abe

PREPARADORA VOCAL

Silvia Cueva

MONITORAS

Adriana Paes

Dorothy Belik

Dulcinéia Camargo

PERCUSSÃO

Beatriz da Mata

VIOLÃO

Wellington Silva

 

SOPRANOS

Adriana Tavares

Amália Freire

Ana Claudia Gonçalves

Clotilde de Jesus França

Daniela Basseres

Dorothy Belik

Dulcinéia Camargo

Elizabeth Braga

Gabriela Giacomini

Marilia Bezerra

Marina Tognon

Tatiane Guimarães

Victoria Almeida

CONTRALTOS

Ana Paula Cerqueira

Adriana Paes

Ayara Gomes Silva

Beatriz Biondi

Camila Francisco

Elaine Cristina Silva

Elena Fornasari

Isadora Tini

Ivana Serpentino

Lalita Oliveira

Luana Magalhães

Ludmilla Rios

Luiza Michida

Maria Rita de Cássia Pereira

Rosana de Garcia

Taciana Wiazovski

 

TENORES

André Lopes

Erick Pereira

Gabriel de Moura

Ozael Luiz dos Santos

Paulo Cauhy Júnior

Pedro Borda

Roberlei Erdei

Robert Gavidia

Sérgio Enrique Salinas

Sérgio Seyssel

BAIXOS

Bruno Bicalho

Caio César Ekman

Denner Costa

Eli Xavier

Emerson Lima

Francisco José Molina

Gabriel Tempesta

José Manoel Martins

Lucas Minari

Maicon de Jesus

Nivaldo Braz

Pedro Ferrari

Vinicius Alves Santos

Vitor Paulo dos Santos

Wesley Alves

bottom of page