top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

CORALUSP Tarde

PROGRAMA

  1. Heav'n, Heav'n
    Negro Spiritual

     

  2. Corra e Olhe o Céu
    Cartola arr: André Protásio

     

  3. Caçador de mim
    Sérgio Magrão/ Luiz Carlos Sá arr: Roberto Anzai

     

  4. Água de Beber
    Tom e Vinícius arr: Munir Sabag

     

  5. Maracangalha
    Dorival Caymmi arr: G. Levy

SOBRE

IMG_9246 - Marcia Hentschel.jpeg

O Grupo Tarde foi criado em 1979, tendo como diretora a maestra Helena Starzynski. Em 1984, a regente Marcia Hentschel assumiu o coral, que se tornou o precursor

dos coros cênicos no CORALUSP, destacando-se pela integração da linguagem sonora e visual em suas apresentações.Esse diálogo cênico foi explorado em obras como Mberewá- O canto Tribal (1988), A Noiva do Condutor de Noel Rosa e Arnold Gluckmann (1989) e Tarde com Chico ( 1990). Além do repertório popular, o grupo apresentou peças clássicas, como o Gloria RV 589 de A. Vivaldi, Missa Festiva de John Leavitt e A Little Jazz Mass de Bob Chilcott. Em 2023, O Tarde, juntamente com o grupo Feminino, retomou suas raízes cênicas com o projeto Os 4 Elementos e o Feminino, cantado e produzido exclusivamente por mulheres. Hoje, o grupo Tarde retoma a sua formação mista, buscando consolidar novos desafios em sua trajetória no canto coral.

REGENTE

IMG_2896 - Marcia Hentschel.JPG

Marcia Hentschel

Marcia Hentschel é diretora do CORALUSP e regente dos grupos Tarde e Sestina. Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais na cidade de Santos (SP), onde formou-se pianista pelo Conservatório Musical de Santos e pela Faculdade de Música de Santos. Posteriormente, radicada em São Paulo, aperfeiçoou-se nesse instrumento com o compositor e professor Amaral Vieira. Aos treze anos de idade, ingressou como cantora no Coral da Universidade Católica de Santos (CUCAS), grupo que viria a dirigir anos depois, tendo sua carreira musical redirecionada para a regência. Foi aluna de Juan Serrano, Oswaldo Luppi e Benito Juarez (regência coral) e participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão de 1976 a 1978 nas classes de Robert Shaw, Bruno Wizuj e Diogo Pacheco. Em 1990, foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), dirigindo nesta oportunidade a Orquestra Sinfônica de Craiova (Romênia). Participou do International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Europa Cantat Festival realizadas em Barcelona – Espanha (2003), Mainz – Alemanha (2006), Utrecht – Holanda (2009) e Turim – Itália (2012). Atuou como regente convidada nos X e XI Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e foi membro do júri do concurso e festival internacional de coros San Juan Canta, em San Juan – Argentina (2016). Ao ingressar como regente no CORALUSP na década de 1980, foi responsável pela introdução do trabalho coral-cênico nesta instituição, havendo realizado espetáculos como “Mberewá – o canto tribal”, com direção cênica de Priscila Ermel, a opereta radiofônica “A noiva do condutor”, de Noel Rosa e Arnold Glückmann, com direção cênica de Eduardo Hora, e as montagens “Pedacinho de Brasil” e “Tarde com Chico”, com direção cênica de Reynaldo Puebla. Possui um extenso histórico na direção de corais universitários e corporativos, que inclui o Coral da Faculdade Marcelo Tupinambá e coros de empresas como Pirelli, Petrobrás, Makro, Unilever, Alcatel, Tintas Coral, Dow Brasil, Ericsson Telecomunicações e Cabot Brasil. Atualmente estão sob sua direção o Coral “Max Feffer” (Suzano Papel e Celulose), o Coral da Sociedade Filarmônica Lyra, o Coral “Pinheiros Canta” (Esporte Clube Pinheiros) e grupos independentes. Desde 1984, integra o quadro de regentes do Coral Universidade de São Paulo (CORALUSP), ocupando, atualmente, o cargo de diretora.

FICHA TÉCNICA

SOPRANOS

Alice B. Lima

Ana Clara G. Cornelio

Ana Maria Figueiredo

Célia Camara de Araújo

Cecília Busato

Claudia Fuller

Heloisa Moura C. Damico

Luciana Luchesi

Magali Nobre Rossi

Márcia Magalhães

Maria Cecília  Meire

Maria Clara

Marisa Cerioni

Marta Plastino

Priscila de Carvalho

Silvana Azevedo

Solange Wendling


CONTRALTOS

Ana Bottini

Andréa S. Ferreira

Carla Maria M. Tofaneto

Clarissa Drebtchinsky

Darci Maria S. R. Brignani

Délia Costa

Fábia c. de Oliveira

Maria Luisa C. Goi

Mariana T. Alvares Fernandes

Mariley R. G. Karacristo

Marinilzes M. Mello

Miriam Nobre

Patricia White

Renata Schimmeister

Rita Maria Lippelt de C. Frank

Sandra França

TENORES

Alexandre Rodrigues Anzilotti

Ânderson Vieira

Bruno Gastaldi

Rubens

BAIXOS

Claudio L. Rodrigues

Vinicius Cardozo

MONITORES

Ana Maria Figueiredo
Bruno Gastaldi

APOIO

Ânderson Vieira
Luciana Luchesi

PREPARADORA VOCAL

Beth Amin

bottom of page