top of page

FESTIVAL CORALUSP APRESENTA

CORALUSP Lapa

PROGRAMA

  1. Odara

     Caetano Veloso | arr. Bontzye Schmidt Sandoval 

  2. Ágbà
    Douglas Germano | arr. Selma Boragian

  3. Cordeiro de Nanã 
    Tradicional | Dadinho e Matheus Aleluia | arr. Selma Boragian

  4. Ajagunã
    Tradicional (Candomblé Ketu) | arr. Xavier Bartaburu

  5. Ode a Oxalufã  
    Flávio Assis | arr. Mauro Aulicino

SOBRE

Formado em 1997 pela regente Helena Maria Starzynski na Estação Ciência, um Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Este grupo sob a regência de Mauro Aulicino apresentou os projetos “Canções de Mar e Além Mar” (2003), “Poema a Quatro” (2005), “HumorAmor” (2007), “Canto” (2008), “O Berro da Chica” (2009), “João Sebastião Choro Canção” - abordando as semelhanças entre essas linguagens tão distantes, o Choro Brasileiro e Corais de Bach (2010/2011), “Nega Música - O Ganzá chacoalha as Vozes do Brasil” (2012/2013), focalizando a música Brasileira em sua manifestação Afro-Brasileira chegando até os “Afro-Sambas” de Baden e Vinícius, “Yes, nós temos Bananas! – Jazz e Bossa Nova” (2013/2014) - em nova sede no Tendal da Lapa, “Paradeiro – Algumas canções de hoje” (2016/2017), “ESTAÇÃO LAPA – 20 anos de um Coralusp espalhado por toda São Paulo” (2018), “BAILE NOSTAlGIA” – Tim Maia e amigos (2019/2020), “AGORA! – Músicas recentes de São Paulo” em conjunto com o Coralusp Dona Yayá iniciamos o projeto “AGORA!” – Vozes Recentes de São Paulo (2021 a 2023), e em 2024 o grupo inicia a preparação do Projeto “XIRÊ DE CANÇÕES” - Um Xirê de canções do repertório da música popular urbana brasileira desde os anos 50 até os dias de hoje com canções que tragam uma tradução poética ou citem elementos das culturas de matriz africana na diáspora afro brasileira, tendo como fio condutor o candomblé Ketu e o culto aos Orixás, e propõe também o dialogo poético entre as canções da música popular brasileira e a “orquestra do Candomblé – o GA, HUM, HUMPI e LE - revisitando as canções com suas claves e seus toques tradicionais.

 

Este grupo se caracteriza também por abrigar cantores de várias regiões da cidade e outros municípios, se beneficiando com os resultados desta diversidade.

 

Ensaios gerais semanais quartas feiras e ensaios de naipe mensais nas segundas feiras, 19h30 às 21h45, na Biblioteca Mario Schenberg (Rua Catão, 611 – Lapa)

REGENTE

Luizs Silva - Mauro Aulicino.jpg

Mauro Aulicino

Natural de São Paulo iniciou seus estudos de música com Edna Baldassi, Roberto Vergal, Pedro Cameron (violão) e Laura Abrão (harmonia), e posteriormente Flauta transversal com Toninho Carrasqueira (ULM) e José Ananias (Escola Municipal de Música), participando, como flautista da Orquestra Jovem do Estado. 

Graduou-se em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, na classe de Edmundo Villani Cortes (Composição), e Samuel Kerr (Coral). 

Foi professor na área de música da Escola Técnica Federal de São Paulo e Estruturação Musical na Universidade Assunção, UNIFAI. Desenvolveu atividades didáticas em oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado e Município, Estação Especial da Lapa (alunos especiais) e lecionou Harmonia, Contraponto e Composição no CELMU. 

Iniciou-se profissionalmente na regência em 1989, dirigindo o Coral da Faculdade de Odontologia da UNESP, sob orientação de Samuel Kerr. 

Ingressou no CORALUSP em 1998, onde participou de curso de piano sob orientação de Paula Monteiro, regência sob orientação de Helena Starzynski (regência coral) e Benito Juarez (regência orquestral), é atualmente regente do CORALUSP Lapa, CORALUSP Dona Yayá e Oficina Coralusp Pop Rua.

FICHA TÉCNICA

SOPRANOS

Alana Barros

Amanda Amorim

Andrea Damasco

Keomas Fernanda

Livia Campos

Luzia Porto

Marcia de Oliveira

Marisol Blanco

Nayara Augusta

Nubia Soul

Ozana Dias

Poliana Neves

Silvana Araujo

Silvana Lima

Silvania Francisca

Tatiana Pava

Thais Gurgel


CONTRALTOS

Adriana Araújo

Camila Martins

Cecília Soares

Cris Palazzo

Daniela Romão

Elizabeth Godoy

Janete Jarra

Kedma Franza

Leila Coelho Golo

Luciana Tywá

Márcia Lapietra Lobo

Marcia Toriyama

Maria da Conceição Amâncio

Maria Lucia Amorin Porto

Mary Rap

Selma Lacerda

Suzana Rigo


TENORES

Alexandre Rogerio da Silva

Cyrillo da Ros, Darly Aguiar

Felipe Pupo, José Furlan

Leila Rodrigues de Almeida

Lorenzo Davis

Marcos Martins

Nikolay Tishchenko

Raul Kissuco

Sérgio Saldanha

Thiago Mena

Valter Santos

Vinícius Lourenço


BAIXOS

Celso Fernandes

Eduardo Lima

Fabio Skalla de Lacerda

Joaquim Rodil Ferreira

Jorge Guimarães

José Antonio de Souza

Júlio César Persike

Leandro Gomes da Silva

Luciano Lobo

Mario Montini

Matusa

Nando Lima

Roberto Guimarães Ambrosio

MONITORES

Darly Aguiar

Júlio Persike

Livia Campos

Luzia Porto

Luciano Lobo

Márcia Lapietra Lobo

Marcia Toriyama

Sérgio Saldanha

PERCUSSÃO

Adriana Araújo

Keomas Fernanda

Nando Lima

Tatiana Pava

DECLAMAÇÃO

 Julio Persike

PREPARADORA VOCAL

Antonieta Bastos

 

REGÊNCIA

Mauro Aulicino


Realização: CORALUSP | Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP | Biblioteca Mario Schenberg – Secretaria Municipal de Cultura

bottom of page