CORALUSP APRESENTA
CORALUSP FEMININO
PROGRAMA
Pra chegar mais perto d’Elas
Autor das obras: Chico Buarque de Holanda (1944)
Januária
(Arr. Damiano Cozzella, adaptação de Paula Christina Monteiro)
Ciranda da Bailarina
(arr. Desconhecido, adaptação de Paula Christina Monteiro)
Acalanto
(Arr. Selma Boragian, adaptação de Paula Christina Monteiro)
João e Maria
(Arr. André Juarez, adaptação de Paula Christina Monteiro)
Beatriz
(Arr. Alberto Cunha)
Carolina
(Arr. Luís Anselmi)
Cecília
(Arr. Selma Boragian)
A Rita
(Arr. Luís Anselmi)
Angélica
(Arr. Selma Boragian)
Geni
(Arr. Selma Boragian)
Regente: Paula Christina Monteiro
Orientador de Técnica Vocal: Fernando Coutinho Ramos
Percussionista: Si.Sa Medeiros
Violonista: Riani Álvaro
Pianista: Vania Cristina Damasceno
O projeto tem como objetivo apresentar treze canções de Chico Buarque, no ano em que o compositor completa 80 anos. A seleção no repertório do autor, que é reconhecido por trabalhar com maestria o eu-lírico feminino, faz um mergulho em sua obra, trazendo músicas que têm a experiência de diferentes mulheres como tema – mas com uma ambição a mais em sua perspectiva. O repertório a ser arranjado e cantado pelas mulheres do Coralusp Feminino – tão diversas em suas trajetórias, gerações e repertórios – são interpretadas a partir do hoje, ainda que compostas em outras décadas.
Canções contemporâneas, de 2017 ou 1998, por exemplo, ladeiam outras de 1968, do álbum “Chico Buarque Volume 3”. Algumas foram produzidas nos anos 1970, e há ainda peças criadas para musicais e espetáculos como “O Grande Circo Místico”, de 1983, ou “Ópera do Malandro”, de 1979, com toda a sua potência imagética e dramática. Todas elas são lidas com a lente contemporânea, que vem sendo cada vez mais permeada pelas questões feministas. A luta das mulheres hoje traz para o primeiro plano a multiplicidade de experiências do ser-mulher. A diversidade de corpos, os marcadores raciais e sociais operam de forma inegável: compartilhamos muitas questões, mas a opressão incide de forma diferente a depender do grupo a que se faz parte. Com essa consciência, o Coralusp Feminino se lança sobre as canções selecionadas, por vezes, para exaltar sua contemporaneidade, eloquência e precisão poética; e em outras, para marcar uma leitura crítica, uma provocação irônica à visão de um outro tempo, um comentário que não deslegitima a beleza de uma composição, mas a atualiza. Chico Buarque sempre traduziu e traduz uma cultura que é também nossa, celebremos cantando as amantes e as donzelas que povoaram nosso imaginário, mas também as mulheres trans, as prostitutas, as lésbicas, as anciãs, as mulheres de outros tempos, as mulheres de hoje que ele também cantou – ou ainda pode cantar. Somos mesmo muitas.
CORALUSP FEMININO
Sopranos: Alexandra Scremin, Andréia Rodrigues de Albuquerque, Carolina Ayumi Sato, Daniela Fumes Boni, Daniela Mello, Edith White, Fabiana Perez, Flávia Marisa Prado Saldanha Corrêa, Ingrid Torquato, Jaqueline Aquino da Silva Felix, Lucélia Moradei Santos, Maria Carolina Porto Seixas Fogassa, Maria Fernanda de A. P. Barcellos de Oliveira, Maria Fernanda Quirino Araujo, Maria Helena Morgani de Almeida, Martha Salerni Monteiro, Melina Lopes da Silva, Monica Uratsuka D’Avila, Regina Áurea Leão de Castro, Tania Saintive.
Contraltos: Angela Martins Baeder, Eva Maria Ferreira Glenk, Hillegonda Maria Dutilh Novaes, Josefina Capitani, Lígia Stocco Polonio, Lívia Ramos da Silva, Luciana Walder, Maria Alice Emboava Nogueira Souto, Maria Beatriz Bacellar Monteiro, Marilia de Freitas Silva, Maristela Trevezam, Mary Vanstreels, Mulova Rufino, Nancy Hitomi Suzuki, Priscila Ferreira Dias, Riani de Souza Alvaro, Sabrina dos Santos Patto, Sílvia de Medeiros Navarro, Valdisia apparecida Domisio, Vania Cristina Damasceno, Verônica Gerchman.
Paula Christina Monteiro | Regente

Natural de São Paulo, ingressou no CORALUSP como cantora ainda adolescente. Aos 18 anos, foi regente assistente da maestrina Helena Starzynski. Iniciou seus estudos de piano aos sete anos, formou-se Bacharel nesse instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na classe da Profa. Dra. Heloísa Zani. Formou-se Mestre em Musicologia pela mesma Universidade, sob orientação do Prof. Dr. Amílcar Zani Netto. No CORALUSP, estudou matérias teóricas com Elizabeth Pinheiro e Damiano Cozzella, e regência com Benito Juarez. Em 1991 fez o curso sobre o Método Kodaly em Eztergom, na Hungria.Participou de várias obras com o CORALUSP, tais como O Messias, de Haendel, Missa em si menor, de Bach, Lês Noces, de Strawinski, IX Sinfonia, de Beethoven, Réquiem, de Mozart, Carmina Burana, de Carl Orff, entre outras, sempre atuando como cantora, regente-assistente e pianista co-repetidora.Em 2006, teve aulas de regência com o professor britânico Timothy Brown, da Clare College de Cambridge, durante o “XVI EUROPA CANTAT FESTIVAL” na cidade de Mainz, Alemanha. Em 2013, participou do Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, no Berklee College of Music, em Valência/Espanha. Participou do “XX EUROPA CANTAT FESTIVAL”, em Tallinn, Estônia, em 2018. Atualmente é regente dos grupos Sul Fiato e Feminino do CORALUSP.
FICHA TÉCNICA
CORALUSP
DIRETORA
Marcia Hentschel
VICE-DIRETORA
Elisabeth Amin
ORIENTADORES DE TÉCNICA VOCAL
Antonieta Bastos
Elisabeth Amin
Fernando Coutinho Ramos
Selma Boragian
TÉCNICA EM COMUNICAÇÃO
Lu Gallo
AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO
Aparecida Bernardo
Lindraci Silva de Jesus
DIRETOR ARTÍSTICO
Eduardo Fernandes
REGENTE ADJUNTA
Paula Christina Monteiro
ORIENTADORA DE PERCEPÇÃO MUSICAL
Lucymara Apostólico
PIANISTA
Sérgio Carvalho de Oliveira
ASSISTENTE TÉCNICA DE DIREÇÃO
Lu Gallo
COPISTA E ARQUIVISTA MUSICAL
Christiane Pereira de Souza
REGENTES
Alberto Cunha
André Juarez
Eduardo Fernandes
Marcia Hentschel
Mauro Aulicino
Paula Christina Monteiro
Tiago Pinheiro
TÉCNICO CONTÁBIL FINANCEIRO
Luiz Carlos da Conceição
ESTAGIÁRIOS
André G. de Freitas Branco
Danrley Soares da Rosa
Gabriel Almeida Novais
Nicole Ribeiro de Carvalho Rodrigo R. D. Alves
BOLSISTAS
Arthur Caetano dos Santos
Daniel Dias Cruz
Maria Eduarda Breda Silva
Rhayssa de Oliveira Rangel
Sthefany Oliveira Magalhães Thomas Jordan Nunes Amoroso
Universidade de São Paulo
REITOR
Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior
VICE-REITORA
Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda
PRÓ-REITORA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Profa. Dra. Marli Quadros Leite
PRÓ-REITOR ADJUNTO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher